Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:57

Lula sofre acidente doméstico em Brasília e cancela viagem à Rússia

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu um acidente doméstico neste sábado (19/10) e precisou ser levado ao hospital para avaliação médica. Segundo boletim do Hospital Sírio-Libanês, o presidente sofreu uma queda em casa e teve um ferimento leve na nuca. Apesar de não haver gravidade no quadro, os médicos recomendaram repouso e a viagem programada para a cúpula do Brics foi cancelada.

O Palácio do Planalto emitiu nota reforçando o cancelamento da viagem internacional, por orientação médica, e informou que Lula participará da reunião por videoconferência. "O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto", diz a nota oficial.

Lula está sob os cuidados dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, que acompanham o quadro de saúde do presidente.

Lula deve repetir exames de imagem

O presidente deve repetir, nas próximas 72 horas, os exames de neuroimagem para verificar como está o sangramento na região temporal, na frente da cabeça.

Em entrevista exclusiva à CNN, o médico pessoal de Lula, Dr. Roberto Kalil Filho, afirmou que o presidente “chegou ao hospital com um traumatismo craniano, causado pela batida na parte de trás da cabeça”.

“O ferimento precisou de pontos. Fizemos tomografias e ressonâncias, que mostraram um pequeno sangramento na região temporal, na frente da cabeça. Isso ocorre porque, em quedas, o contragolpe pode lesionar a parte frontal”, explicou o médico.

Ainda de acordo com Kalil, Lula não desmaiou nem escorregou.

Agenda internecional

Lula viajaria na tarde deste domingo para Kazan, na Rússia, onde participaria da reunião da cúpula do Brics, realizada entre 22 e 24 de outubro. O embarque estava marcado para as 17h, na base aérea de Brasília.

 

Fonte: CNN e Agência do Estado

Mais de Brasil