A ora-pro-nóbis é uma planta de folhas verde-escuras conhecida por ser rica em vitaminas, minerais e proteínas. Geralmente, ela é consumida crua, refogada ou em forma de farinha. Uma opção diferente, que garante os mesmos benefícios, é usá-la para o preparo de infusões.
O chá de ora-pro-nóbis pode ser feito com folhas frescas ou desidratadas. Se o preparo for com folhas frescas, recomenda-se usar de três a cinco para cada 300 ml de água. Se a preferência for pelas folhas desidratadas, recomenda-se usar 8 gramas (cerca de duas colheres de chá) para cada 300 ml de água.
Ao optar pelas folhas frescas, é importante evitar aquelas provenientes da ora-pro-nóbis de flores rosa (Pereskia grandifolia). Essa variedade possui altos níveis de oxalato, uma substância que, embora não seja tóxica, pode dificultar o funcionamento dos rins e do intestino quando consumida em excesso.
O preparo do chá é simples: ferva a água com as folhas de ora-pro-nóbis por cerca de cinco minutos, desligue o fogo e deixe a infusão repousar por 10 minutos. Para adoçar, você pode adicionar uma pequena quantidade de mel ou açúcar de coco.
Qual o melhor momento para consumir o chá de ora-pro-nóbis?
De acordo com a nutricionista Mayra Bespalhok, da Clínica Reabillize, o ideal é ingerir o chá de ora-pro-nóbis entre as refeições. A infusão ajudará na saciedade e na absorção dos nutrientes que vêm dos alimentos.
No entanto, o consumo do chá não é recomendado para todos. “Gestantes, lactantes, crianças e pessoas com maior tendência aos cálculos renais não podem ingerir esse chá”, explicou em uma entrevista ao Metrópoles.
Além disso, o consumo diário não deve ultrapassar duas xícaras, e o uso contínuo é recomendado por, no máximo, um mês seguido.
Fonte: Metrópoles
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.