Facebook
  RSS
  Whatsapp

  18:46

Uespi abre 1.550 vagas gratuitas para cursos de licenciatura à distância; Saiba mais

 Foto: Reproduções - ead.com.br

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), lançou o Edital NEAD/UESPI/UAB Nº 001/2025, que regulamenta o processo seletivo para ingresso nos cursos de licenciatura na modalidade a distância.

São ofertadas 1.550 vagas distribuídas entre os cursos de Pedagogia, Letras (Português, Inglês e Espanhol), História e Matemática, em 26 polos presenciais espalhados por todo o estado do Piauí.

Acesse o site nucepe.uespi.br e faça sua inscrição gratuitamente.

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas no período de 10 a 30 de janeiro de 2025 e devem ser feitas exclusivamente online pelo site nucepe.uespi.br. Para participar, os candidatos deverão realizar uma prova de redação em Língua Portuguesa, que será aplicada no dia 16 de março de 2025. O início das aulas está previsto para abril.

A inclusão social também é um destaque do edital: 50% das vagas são reservadas para o sistema de cotas, garantindo oportunidades para grupos historicamente desfavorecidos. O vice-reitor, Professor Dr. Jesus Abreu, destacou a relevância dessa política: “O acesso ao ensino superior transforma vidas e fortalece comunidades. Hoje, ampliamos não só o número de vagas, mas também a diversidade dos cursos ofertados, que incluem áreas como História, Matemática e Letras. Esse é um passo importante para reduzir desigualdades e oferecer novas perspectivas de futuro para milhares de piauienses”.

O reitor da Uespi, Professor Dr. Evandro Alberto de Sousa, celebrou a iniciativa como uma importante ação para democratizar o ensino superior no estado. “Este edital reafirma o compromisso da Uespi com a ampliação da educação de qualidade em todas as regiões do Piauí. São mais de 1.500 vagas gratuitas e com uma proposta de formação sólida. Além disso, já estamos planejando dobrar essa oferta nos próximos editais, ampliando ainda mais o alcance da nossa universidade”.

Ensino superior em todos os municípios

A parceria entre a Uespi e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) foi apontada como estratégica para atender às demandas do estado. A superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, enfatizou a importância do edital e disse que o Piauí é um dos poucos estados que oferecem ensino superior público em todos os municípios. 

O edital não apenas oferece oportunidades educacionais, mas também reflete o compromisso da Uespi com o desenvolvimento social e econômico do Piauí. Ao longo dos anos, a universidade tem se consolidado como referência em educação a distância, promovendo inclusão, inovação e qualidade.

 

Mais de Educação