Uma bebê achada no sábado (11), próxima a uma d'água na zona rural de Dom Expedito Lopes morreu no domingo (12) na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) em Teresina. A criança foi encontrada, ainda com o cordão umbilical, por um funcionário que faz a manutenção do poço da comunidade Serra dos Pinheiros.
Ele pediu ajuda a vizinhos, que a socorreram com vida e levaram ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos. De lá, ela foi transferida à Nova Maternidade, em Teresina.
Em nota, a unidade de saúde informou que o quadro de saúde da bebê era "gravíssimo" e que, apesar de empenhar "todos os recursos possíveis" para cuidar dela, a recém-nascida não resistiu.
Ainda no sábado, o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a situação da criança. A Polícia Civil do Piauí (PCPI) está investigando o caso.
Suja e caída em matagal
Segundo a Polícia Militar do Piauí (PMPI), o funcionário que encontrou a bebê ouviu o choro dela, se aproximou e viu a recém-nascida suja e com o cordão umbilical, caída em um matagal, perto de um pedaço de tecido preto.
Um casal foi até o local, enrolou a bebê em uma camisa e a levou para o hospital em Picos, a 27 km de Dom Expedito Lopes. Em seguida, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou que a bebê tinha idade gestacional entre 24 e 26 semanas.
Confira a nota da NMDER:
A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) informa, com profundo pesar, o falecimento do recém-nascido que foi encontrado próximo a uma caixa d'água na zona rural de Dom Expedito Lopes e transferido para nossa unidade de saúde, em Teresina, no sábado, 11 de janeiro de 2025.
Desde sua admissão, a equipe médica e multiprofissional da NMDER empenhou todos os recursos possíveis para prestar os cuidados necessários ao recém-nascido, cujo quadro de saúde era gravíssimo. Apesar de todos os esforços, o bebê não resistiu e veio a óbito no domingo, 12 de janeiro de 2025.
A NMDER reforça seu compromisso com a prestação de uma assistência humanizada e de excelência, além de se colocar à disposição para colaborar com as autoridades competentes no que for necessário.
Fonte: G1
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.