Este ano, o período de carnaval acontecerá entre os dias 01 a 05 de março, sendo o mês de fevereiro o momento de maior fluxo da organização de prévias e blocos carnavalescos em todo o estado. E com o objetivo de assegurar a segurança dos foliões durante a festa o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí iniciou, nesta segunda-feira (03), as ações preventivas em parceria com os organizadores das prévias e blocos carnavalescos que antecedem o carnaval.
O 1º tenente Pedro Bento, analista de projetos técnicos de combate à incêndios do Corpo de Bombeiros Militar, explica a importância de emitir o atestado de regularidade para blocos de carnaval.
“Durante esse processo, analisamos todos os aspectos de segurança do local como saídas de emergência, iluminação, tamanho do espaço e sua capacidade, além da presença de extintores e outros equipamentos. São aspectos fundamentais para garantir a segurança daquela estrutura e prevenir o risco de acidentes”, esclarece o tenente.
Além das ações preventivas, os militares do Corpo de Bombeiros também realizam a fiscalização da montagem de estruturas como palcos, arquibancadas, e barracas, momento em que solicitam a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que garante que um profissional habilitado está assumindo a responsabilidade técnica do evento.
O militar explica ainda como proceder em casos de estruturas permanentes e estruturas provisórias. “Para festas carnavalescas realizadas em estruturas permanentes como bares, prédios, casas de show ou estádios, é necessário que o atestado de regularidade do local junto ao CBMEPI esteja em vigor, documento que já é normalmente exigido para essas instalações. Para estruturas provisórias, os organizadores dos blocos devem possuir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), além de seguir uma série de normas específicas do regulamento de segurança contra incêndio do Corpo de Bombeiros Militar, listadas no decreto estadual de número 17.688 de 2018", destaca Pedro Bento.
Os organizadores de blocos carnavalescos que desejam regularizar sua estrutura e entender qual é a documentação exigida, podem:
- Comparecer à sede do Corpo de Bombeiros Militar, que fica na avenida Miguel Rosa, nº 3515, bairro Piçarra, em Teresina;
- Enviar mensagem de texto no whatsapp dos números: (86) 98851-2942 ou (86) 98831-1010;
- Ou enviar um e-mail para: engenharia@cbm.pi.gov.br com o assunto: *regularização das instalações carnavalescas*.
Os organizadores deverão apresentar os documentos antes do início do evento, com antecedência mínima de 15 dias. E em caso de solicitação de vistoria, o pedido deve ser feito com até 72 horas de antecedência.
O Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de emitir o atestado de regularidade dos eventos carnavalescos, pois os organizadores não só estarão cumprindo normas legais, como também prevenindo acidentes e incêndios, fazendo o controle em situações de pânico e evacuações, e garantindo um pronto atendimento em casos de emergência.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.