Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  22:14

A Câmara de Campo Maior promoveu na noite dessa quinta-feira (24/08) uma audiência pública para debater a suspeita de plágio no hino da cidade. Historiadores, músicos e intelectuais debateram o tema e foram questionados pelos vereadores. Ao final do encontro, o legislativo concordou em criar uma comissão com diversos setores da sociedade para aprofundar a discussão. 

“Essa é uma discussão que já se arrasta por uns quatro anos. E recentemente voltou a ser debatida nas redes sociais com muitos contra e muitos a favor. E em certo ponto ficou até bem acirrada. Nosso intuito foi trazer essa discussão das redes sociais para o parlamento, que é onde temos condições de chegar a um consenso sobre o hino”, explicou Neto dos Corredores, vereador propositor da audiência pública. 

O historiador Celson Chaves se posicionou favorável a mudança do hino. “Observamos que o hino é um plágio. Ao ouvir o hino Campo Maior, o de Uruçui, Paraibano-MA e a música Cidade Morena, fica claro que se trata de um plágio. O ideal seria ter uma composição original que retrate a grandeza de nossa cidade. Sem falar que plágio se trata de um crime”, defendeu. 

Já o historiador Marcus Paixão pontua que o hino faz parte da tradição da cidade. “Esse hino faz parte de várias gerações. Não podemos de uma hora para outra dizer que ele é um plágio e joga-lo na lata do lixo. Revogar essa lei vai abrir brecha para várias outras serem revogadas. Temos alternativas que não sejam a extinção do hino”, defendeu. 

O presidente da subseção da OAB em Campo Maior, Wilson Spindola, disse que levará o debate para a ordem. O presidente da Câmara Municipal à época da aprovação da lei que oficializou o hino, João Alves Filho, defendeu a manutenção da composição. O ex-prefeito Cezar Melo – que sancionou a lei – revolveu não tomar posição e disse que aguardará a continuidade do debate. 

A suspeita
Historiadores do município levantam a hipótese que o hino de Campo Maior é um plágio da música Cidade Morena, canção feita em homenagem à cidade de Campo Grande-MS. A melodia e a letra da música são semelhantes nos hinos das cidades de Campo Maior, Uruçu-PI e Paraibano-MA. 
 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades