A solenidade de abertura da 'I edição do Festival de Farinhada de Boqueirão do Piauí', marcou o início do evento realizado na noite desta segunda-feira (09) pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura.
O projeto tem como objetivo incentivar a produção e faz um regaste histórico da cultura da mandioca no município. A programação segue até sexta feira, 13/08.
Com transmissão pela página oficial da prefeitura, a solenidade de lançamento do evento contou com a presença de autoridades locais, visitantes, proprietários de casas de farinha e populares.
Jedalias Abreu, secretário de Agricultura, disse que a ideia surgiu em uma conversa entre amigos e que levou a proposta para a prefeita Genir Ferreira. “Passamos a fazer um levantamento, Boqueirão tem 32 casas de farinha, mas era bem mais.
A gente trouxe esse projeto para valorizar a produção e o trabalho dos produtores no município ”, disse o secretário.
A prefeita Genir disse que a data é histórica para Boqueirão do Piauí. “Podem contar comigo. Temos dado todo o suporte para os agricultores, através da secretaria. Esse é um pontapé inicial, o objetivo é apoiar e incentivar os produtores”, disse a gestora.
A programação continua nesta terça-feira e finaliza na sexta-feira (13):
- Dias 10 e 11/08 - Visitação ao processamento da mandioca nas casas de farinhas do município, por autoridades e convidados, às 08:00 horas.
- Dia 12/08 – Concursos, casa de farinha Mateus Estacina, a partir de 08:00 horas da manhã.
- Disputa da raiz de mandioca mais comprida, premiação 100,00 reais.
- Disputa da raiz de mandioca mais pesada, premiação 100,00 reais.
- Disputa de quem raspa mandioca, mas rápido e melhor (em dupla), - premiação 200,00 reais.
- Disputa da lavadeira mais produtiva em goma, premiação 100,00 reais.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.