Na manhã desta sexta-feira (10), um grupo de mulheres realizou uma Caminhada contra o Feminicídio pela cidade de Altos, Piauí. O evento está sendo realizado em memória Helioene Viana, morta a facadas pelo ex-companheiro, em 3 de maio, e como forma de protesto pedindo justiça pelo assassinato e por todas as outras mulheres que foram vítimas desse crime hediondo.
Saiba mais: Homem incendeia casa, mata ex-esposa e tenta suicídio em Altos (PI); duas pessoas ficaram feridas
O evento "Altos por Elas", tem como propósito clamar por justiça e paz na comunidade, contando com a participação de familiares e amigos da vítima e da sociedade e contou com a participação de defensoras populares, estudantes da rede estadual de educação e representantes da Secretaria das Mulheres.
“No dia 3 de maio, perdemos mais uma mulher para essa intolerância e violência. Estamos aqui, enquanto Secretaria de Mulheres, para dizermos que somos contra todo tipo de violência e contra o feminicídio”, pontua a assessora especial do Governo, Nayara Costa. Segundo ela, é essencial que a sociedade reconheça o direito das mulheres de viverem com dignidade e segurança.
As mulheres que participaram do ato levaram cartazes com palavras de ordem contra o feminicídio e a violência de gênero. “Não é não”, “parem de nos matar” e “sua voz jamais deixará de ser ouvida” foram algumas das falas das manifestantes.
A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PI, Beatriz de Sousa, destacou a necessidade do Estado reconheçer a presença e as demandas das mulheres, especialmente em um contexto de manifestação contra o feminicídio.
“Que mais políticas públicas sejam criadas, porque é triste imaginar que nós vivemos essa epidemia da violência contra a mulher nos tempos de hoje, apesar de décadas e décadas do movimento feminista estar lutando e denunciado a situação de violência que as mulheres vivenciam no país”, explica.
No momento final do ato, houve ainda uma série de homenagens a Helioene de Andrade, como uma peça teatral encenada por estudantes e a soltura de balões em frente ao Fórum de Altos.
Corrida contra o Feminicídio
No dia 26 de maio, Teresina sediará a Corrida contra o Feminicídio, um evento dedicado à conscientização e mobilização em memória das vítimas de feminicídio. Essa iniciativa destaca a importância de reconhecer o direito das mulheres à vida. A ação se estende por todo o estado, com diversos municípios realizando atividades simultâneas ou em datas distintas, todas voltadas para o combate ao feminicídio.
Com informações do G1
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.