Facebook
  RSS
  Whatsapp

  00:00

Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado na rua; estado de saúde é crítico, com risco de vida

 

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, foi baleado com cinco tiros nesta quarta-feira (15) em um atentado na cidade Handlová, a 190 km da capital, Bratislava. Ele está internado em estado crítico, correndo risco de vida. Fico foi atingido no abdômen e no braço.

Segundo o ministro do Interior, Matúš Šutaj-Eštok, Robert Fico foi cumprimentar um pequeno grupo de pessoas na rua após sair de uma reunião de governo quando foi alvejado por um ex-segurança de shopping de 71 anos. Ainda não se sabe quais foram as motivações do atirador.

Fico foi levado de helicóptero a um hospital em Bratislava, onde foi submetido a uma cirurgia. Segundo a imprensa local, paramédicos disseram que Fico estava consciente durante o trajeto de helicóptero.

Em coletiva no hospital, o ministro da Defesa eslovaco, Robert Kalinak, disse que os médicos estão lutando pela vida do primeiro-ministro.

O ministro do Trabalho, Erik Tomáš disse a uma TV local que a operação será longa, porque os tiros atingiram vários órgãos do premiê.

Eleito em 2023, o primeiro-ministro Robert Fico, de 59 anos, é nacionalista, antivacina e já expressou posições anti-imigração de muçulmanos para a Eslováquia. Na política externa, ele é visto como pró-Rússia e contra a ajuda da União Europeia e da Otan à Ucrânia.

Seguranças do premiê que o acompanhavam prenderam o autor dos disparos.

O vídeo do ataque mostra o premiê se aproximando de um carro cambaleando, sendo apoiado por outros homens que estavam em volta dele. Nas imagens, os homens o ajudam a entrar no carro.

Segundo informações do site de notícias eslovaco Aktuality, nenhuma das poucas pessoas que esperavam Fico na rua vaiava ou gritava palavras de ordem contra o governo. Apenas o autor dos tiros, um idoso de outra cidade, tinha um cartaz em mãos e parece protestar contra o premiê.

Segundo a imprensa eslovaca, o atirador era um ex-segurança de um shopping center de 71 anos e membro da Sociedade Eslovaca de Escritores. O Aktuality também disse que o idoso já fez publicações contra imigrantes e pró-Rússia nas redes sociais.

O filho do suspeito disse ao Aktuality que seu pai tinha licença para posse de armas, mas afirmou estar "em choque" com o ataque.

Homem é detido após o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico ser baleado

O partido de Fico, o Direção Social-Democracia (Smer-SSD), é mais nacionalista e socialmente conservador, criticando o liberalismo social, que diz ser imposto a partir de Bruxelas.

Fico já deu declarações condenando o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por esses casais. Em questões econômicas, ele é visto como trabalhista, tendo implementado reformas que dão direito a aviso prévio, regras mais rígidas para horas extras e mais poder a sindicatos.

Ele expressou posições anti-imigração de muçulmanos para o país e, em política externa, é visto como pró-Rússia e contra a instalação de bases militares dos EUA na Europa Central.
Durante a pandemia, na oposição, ele promoveu uma campanha de desinformação contra a Covid-19 e as vacinas, chegando a compará-las a armas biológicas.

Com informações do G1

Mais de Mundo