Moradores de algumas cidades do Piauí foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira (25) com a aparição de um halo solar, fenômeno óptico que forma um anel luminoso ao redor do sol.
O evento ocorre devido à refração e reflexão da luz solar em pequenos cristais de gelo presentes nas nuvens do tipo cirrostratus, que se encontram em grandes altitudes. Esses cristais atuam como prismas, fazendo com que a luz se espalhe e crie o efeito de um círculo ao redor do sol.
Embora o halo solar não seja classificado como um fenômeno raro, ele também não é algo que ocorre com frequência. A formação do halo pode acontecer em qualquer época do ano, desde que as condições meteorológicas ideais estejam presentes.
Segundo o conhecimento popular, o halo solar é um sinal de chuva, mas o meteorologista Werton Costa explicou ao g1 essa relação.
"Na verdade, é um indicador de boa umidade. Todas as vezes que um halo se forma, significa que nuvens altas e fibrosas chamadas cirros estão evidenciando o transporte de umidade que poderá gerar, nos próximo dias, chuva. É uma forma muito primitiva de prever a chuva. Geralmente, no final ou no começo de uma temporada chuvosa, os halos se tornam bastante comuns", explicou o meteorologista.
Fonte: G1
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.