O número de mortes por dengue no Brasil em 2024 ultrapassou os registros de óbitos por covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, 6.068 pessoas morreram em decorrência da dengue no ano passado, enquanto a covid causou 5.959 mortes no mesmo período.
Os números representam um aumento de 414% nos óbitos causadas pela dengue em relação a 2023, quando foram registradas 1.179 vítimas da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
O pico de mortes coincide com o período mais chuvoso no Brasil –geralmente, de novembro a maio na maior parte do território nacional. Nesse intervalo, o país costuma registrar um aumento significativo nas notificações de casos de dengue.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, projetou uma “provável incidência elevada” de casos da doença em 2025 nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Segundo Nísia, o principal fator para essa previsão é a continuidade do fenômeno El Niño neste ano. O fenômeno pode intensificar condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da doença.
Outro agravante apontado é o aumento da circulação do sorotipo 3 da dengue (DENV-3), com maior incidência esperada em São Paulo. Essa variante deixou de circular em massa no país no começo dos anos 2000, o que tende a sobrecarregar o sistema imune dos infectados.
Para se prevenir da dengue, é preciso evitar que o mosquito Aedes aegypti se prolifere. Para isso, é possível adotar medidas simples no dia a dia, como:
- Manter caixas d'água e reservatórios tampados
- Limpar calhas e lajes
- Eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas, vasos de plantas, tampas de refrigerante, folhas secas, brinquedos, entre outros
- Manter a lixeira fechada e jogar o lixo em sacos plásticos
- Eliminar entulhos do quintal
- Trocar com frequência a água do bebedouro do animal de estimação
- Cobrir piscinas que não estiverem em uso
- Tampar os ralos
- Utilizar repelentes, especialmente durante o dia
- Usar roupas de mangas compridas e calças
- Instalar telas em janelas e portas
Outra forma de se prevenir contra a doença é através da vacina Qdenga que ja está disponível no Piauí.
A vacina Qdenga é específica para a prevenção da dengue e não oferece proteção contra outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor, como zika, febre amarela e chikungunya. Portanto, a vacinação é uma medida importante para prevenir a dengue, mas não substitui outras práticas de prevenção contra essas doenças.
Com informações do Poder 360
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.