A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, não paga uma bolsa de R$ 120,00 a aluna da Educação de Jovens e Adultos há 8 meses, a denuncia foi feita pelos próprios alunos ao jornalista da cidade, Azevedo Junior.
O Programa de Valorização da Educação de Jovens e Adultos (PROVEJA) foi criado pela própria prefeita para atrair alunos acima de 15 anos, que não concluíram o Ensino Fundamental, à voltarem à sala de aula. Além do valor em dinheiro, a prefeita prometeu distribuição de material pedagógico e transporte escolar.
A estratégia da prefeita deu certo. Segundo o Censo Escolar, a quantidade de alunos matriculado na EJA em 2021 foi de 886. Já para 2022, depois de anunciado a bolsa, o numero de matricula pulou para 1.174.
Segundo a própria prefeitura, no ato do lançamento do programa, seriam seis escolas contempladas: três da zona urbana e três da zona rural.
Em outubro do ano passado, a prefeitura fez solenidade para a entrega dos cartões para os estudantes sacarem o dinheiro, mas se os alunos denunciaram que já faz oito meses que não recebem, foi, portanto, uma entrega de cartão apenas para registrar em fotos.
Segundo a denúncia, nem a prefeita Jôve Oliveira, nem a secretária de educação, Tânia Marilda Monteiro, se manifestam sobre o atraso.
O Em Foco tentou contato com a gestora, mas até a publicação desta reportagem não havia conseguido.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.