Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:08

Fenômeno: Eclipse parcial da Lua será visível no Brasil nesta terça (17)

 

Na noite desta terça-feira (17) para quarta-feira (18), diversas regiões do Brasil poderão presenciar o eclipse parcial da Lua. Nesse fenômeno pode-se observá-lo a olho nu (sem a presença de equipamentos), desde que o céu esteja claro sem nuvens.

Conforme a astrônoma Josina Nascimento do Observatório Nacional, esse tipo de eclipse só ocorre quando apenas uma parte da Lua passa pela sombra escura da Terra.

“A penumbra é uma sombra mais clara, que ainda recebe um pouco de luz do Sol, então, quando a Lua está na penumbra (seja totalmente ou parcialmente) não se percebe nenhuma mudança a olho nu. A essa fase chamamos de fase penumbral. Há  eclipses que são somente penumbrais. Ou seja, a Lua penetra na penumbra e depois sai da penumbra.”

E segundo Josina, há eclipses que atravessam a parte mais escura (chamada de umbra), onde acontece o eclipse total da lua.

Confira os horários do eclipse:

  •  Início do eclipse penumbral às 21:41:07;
  •  Início do eclipse parcial às 23:12:58;
  •  Máximo do eclipse parcial às 23:44:18;
  • Fim do eclipse parcial já no dia 18 às 00:15:38;
  • Fim do eclipse penumbral no dia 18 às 01:47:27.

Este se trata do segundo eclipse lunar de 2024. E de acordo com Josina, os eclipses lunares podem acontecer duas vezes ao ano, onde sempre em sequência ocorre um eclipse solar, podendo acontecer até em tripla sequência.

"Quando ocorre alinhamento ou quase alinhamento entre Sol, Terra e Lua e ocorre em um eclipse da Lua, por exemplo, significa que na Lua Nova anterior ou na seguinte, houve ou haverá, um eclipse do Sol... podendo ocorrer também: um eclipse do Sol seguido de um eclipse da Lua, seguido de outro eclipse do Sol ou eclipse da Lua seguido de um eclipse do Sol, seguido de outro eclipse da Lua".

Para quem desejar assistir o eclipse o Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo através do Programa “O Céu em sua Casa: observação remota".

 

 

Mais de Brasil