Castelo e outras três cidades do Piauí já superaram a média de chuvas previstas para o mês de janeiro, segundo a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos). Em entrevista ao Notícia da Manhã, nesta terça-feira (21), a especialista destacou o volume expressivo registrado em municípios como Teresina, Floriano, Santa Filomena.
"Em Castelo do Piauí, a climatologia é de 151,5 mm, ou seja, a média esperada, mas já choveu 259,2 mm. Em Floriano, a média era de 152,4 mm, mas o acumulado já chegou a 213,8 mm. Em Santa Filomena, na mesorregião sudoeste, a média era 197,9 mm, e registramos 301 mm. Em Teresina, nós temos uma média para janeiro de 191,6 mm, já tivemos 251 mm", detalhou Sara Cardoso.
Mesmo não estando no trimestre mais chuvoso, a cidade de Parnaíba, no litoral do estado, também apresenta volumes significativos de precipitação, segundo climatologista.
"Parnaíba ainda não está no período caracterizado como quadra chuvosa, mas já se aproxima da média. A média de lá é de 147,4 mm, e já registramos 140,4 mm porque tivemos uma chuva de 89 mm no último fim de semana", ressaltou Sara Cardoso.
A climatologista explicou que as chuvas devem continuar ao longo da semana, impulsionadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical.
"Nós observamos que será mais uma semana com registros de chuvas, em virtude da Zona de Convergência Intertropical, que vai descer mais uma vez", afirmou Sara Cardoso.
Fonte: Cidade Verde
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.