O advogado Ibaneis Rocha, do MDB, foi eleito neste domingo (28) governador do Distrito Federal pelos próximos quatro anos. Às 18h29, com 99,94% das urnas apuradas, Ibaneis somava 1.042.117 votos – o equivalente a 69,8% dos votos válidos. Rollemberg (PSB) tinha 450.880 votos, ou 30,2% do total.
Estreante na política, o advogado Ibaneis Rocha derrotou o candidato à reeleição Rodrigo Rollemberg. É a segunda vez consecutiva que o candidato à reeleição no DF não leva o pleito. Em 2014, Agnelo Queiroz (PT), então governador, não foi nem para o segundo turno.
Nesse mesmo horário, o TSE contabilizava 134.789 votos nulos e 58.442 votos em branco para governador no DF. Somados, eles correspondiam a 11,46% dos votos totais.
O resultado foi confirmado pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 17h35, quando 80,99% das urnas já estavam apuradas. Assim como no primeiro turno, o DF foi o primeiro a confirmar o resultado da eleição para governo local.
Biografia
Ibaneis Rocha, do MDB, enfrenta primeira eleição política e diz que estudou para disputa
Ibaneis Rocha Barros Junior nasceu em 10 de junho de 1971, em Brasília – e será o primeiro "candango" a governar o DF. Aos 47 anos, ele disputou uma eleição distrital pela primeira vez neste ano.
O advogado e empresário foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF de 2013 a 2015. Hoje, exerce o cargo de conselheiro federal no órgão.
O candidato, que nasceu e fez carreira em Brasília, passou parte da infância e da adolescência em Corrente (PI). Ele se formou em direito pelo UniCeub, se pós-graduou em processo do trabalho e processo civil, e é mestrando em gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
Filiado ao MDB em 2017, Ibaneis disse que escolheu o partido por estrutura e tempo de televisão. O candidato encabeça uma coligação com Avante, PP, PSL e PPL. O vice da chapa é o empresário Paco Britto, presidente regional do Avante – em 2010, Britto foi candidato a suplente ao Senado na chapa de Alberto Fraga (DEM).
Ibaneis era o postulante ao governo do DF com o maior patrimônio declarado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre os 11 concorrentes: R$ 93.720.602,57. O advogado usou parte da fortuna pessoal para bancar a própria campanha: todos os R$ 2.850.000 utilizados na corrida eleitoral foram arrecadados por meio de recursos próprios.
No plano de governo registrado no TRE, Ibaneis promete explorar o conceito de "cidade inteligente", prometendo uso de tecnologia em áreas como saúde, segurança, mobilidade, educação e meio-ambiente.
Da Redação
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.